O marketing sensorial auditivo é uma das valiosas estratégias para conquista e fidelização dos clientes. Diante de um cenário de elevada concorrência, é preciso agregar conhecimento da neurociência para disparar a frente. Aumentar as vendas ou atrair clientes está além de boas ofertas nas vitrines. É preciso proporcionar satisfação, boa experiência e engajamento com a marca. A música tem grande poder nessa ação.
Tom Coelho, um pesquisador de marketing, coloca que é a vivência memorável com a marca, que estimulará a repetir a experiência. Desta forma, podemos sintetizar que a fidelização parte de uma memória afetiva que o cliente cria com empresa. O marketing sensorial auditivo trabalha justamente em construir essa memória.
Como surgiu o marketing sensorial?
O conceito chegou no Brasil da década de 90, como uma estratégia de análise comportamental do cliente. A partir do vínculo emocional criado entre a marca e seu público. As primeiras experiências foram em lojas conceitos, com o intuito de passar a identidade da marca.
Logo, os varejistas começaram a perceber que trabalhar os sentidos poderiam alavancar os negócios. Adotando, assim, algumas estratégias nos pontos de venda. A Farm foi uma das pioneiras no país em usar Marketing Sensorial.
Como o marketing sensorial pode ser usado?
A ideia do marketing sensorial auditivo é proporcionar uma experiência única a seus clientes. Por meio da música ambiente, provocar emoções em seu público, transmitir a identidade da marca e criar vínculo.
A música possui uma forte influência no humor das pessoas. Criando ambientes agradáveis e estreitando vínculos é possível elevar sua venda. Dois pesquisadores Schimitt e Simonson, colocam que o objetivo é seduzir com mensagens que cheguem no hemisfério direito do cérebro. O lado da emoção.
Tanto em sua loja física ou em seu site. A presença musical cria um relacionamento emocional com o seu cliente. E como empreendedor, o foco está em aumentar as vendas. Essa pode ser uma oportunidade de ouro.
Oportunidades únicas
Ter a consciência do quanto a música pode impactar nos negócios é fundamental. A melodia pode acalmar os consumidores e permitir que fiquem mais tempo no estabelecimento. Ele pode querer ficar para ouvir o final da música e como consequência, realizar uma compra. Ou ainda acelerar para o impulso da compra.
Inserir o marketing sensorial auditivo em sua loja acarretará em mudanças significativas no comportamento de seus clientes.
- Estreita o relacionamento com experiências únicas e agradáveis;
- Identificação com a marca;
- Mesmo longe, o cliente guarda a lembrança da boa experiência e divulga;
- Influência na decisão para a compra;
- Fidelização do cliente;
- Crescimento das vendas e lucros;
- Aumento do tempo do consumidor na loja;
- Estimula o desejo pela compra;
- Evidencia características dos produtos;
- Um diferencial diante dos concorrentes.
Quem utiliza essa estratégia de marketing?
Grandes marcas já se apropriaram dessa estratégia para criar o vínculo emocional com seus clientes. Um dos exemplos é a Pandora. A loja de joias fundada em 1982 percebeu o grande valor da música ambiente. Criou uma trilha sonora que harmoniza com o seu conceito, identidade e história. Ganhando positivamente com a identificação de seus clientes.
Outro case de sucesso é do grupo Ford. A empresa foi além e criou para cada carro uma persona musical. A música traduz a identidade daquele veículo estreitando assim, o vínculo e identificação do cliente com a marca.
Como posso implementar?
O marketing sensorial auditivo é uma escolha assertiva quando se pensa em aumento de lucro. Uma vez que está intimamente ligado à elevação do grau de experiência do cliente. Para implementar é simples.
- Tenha conhecimento da sua marca, de sua identidade, objetivo, valores e missão;
- Conheça o seu público em profundidade para a experiência ser assertiva;
- Estabeleça as estratégias para a criação de playlist;
- Contrate profissionais especializados em criar sua identidade sonora;
Quer conhecer as nossas propostas de trabalho com Marketing Sensorial Auditivo?. Clique aqui e aproveite!