O marketing sensorial auditivo é uma das valiosas estratégias para conquista e fidelização dos clientes. Diante de um cenário de elevada concorrência, é preciso agregar conhecimento da neurociência para disparar a frente. Aumentar as vendas ou atrair clientes está além de boas ofertas nas vitrines. É preciso proporcionar satisfação, boa experiência e engajamento com a marca. A música tem grande poder nessa ação.
O estudo do comportamento humano torna-se essencial para o desenvolvimento de novas estratégias de negócios. Dentre elas, o marketing sensorial, em que estimula os cinco sentidos para influenciar na compra.
Escolher músicas para lojas de roupa é uma forma de atrair o cliente e conduzir para o consumo. Todo o processo é baseado em provocar as sensações assertivas pela melodia. O cenário do varejo está ganhando um novo formato. A concorrência está se intensificando e com isso muda-se a forma com que os consumidores se comportam. Os clientes sentem-se no direito de barganhar e, por terem mais conhecimento, exigem satisfação.
Independente do produto, não é apenas o bem material que está exposto na vitrine. E sim, toda a experiência de compra envolvida. Desta forma, colocar as ofertas em uma banca não é garantia de boas vendas.
Entender o consumidor e o comportamento do mesmo exige conhecimento em diversas áreas. Permeando a psicologia, antropologia, economia e sociologia. Com o intuito de encontrar formatos eficientes para identificar aquilo que satisfaz as necessidades do público.
Kotler dedicou os seus estudos a esse conceito de pesquisa de comportamento. Na busca de entender o público-alvo e como as necessidades e desejos influenciam na compra. Inovação é uma das peças chaves para uma empresa se manter ativa no mercado. E esse princípio não cabe apenas tecnologicamente, mas em estratégias de comunicação e publicidade.
A música move sensações
A música pode acalmar, acelerar o ritmo, causar sensação de tristeza, euforia, saudade ou despertar a paixão. Então, porque não usá-la a favor de sua estratégia de marketing? Ter uma boa música em seu estabelecimento pode aumentar os lucros.
E o marketing sensorial trabalha muito com esse conceito. Trabalhar os sentidos para impulsionar a compra de produtos determinados.
Já em 1993, dois grandes pesquisadores de comportamento alertaram quanto a esse conceito. Areni & Kim constataram que as empresas mais sucedidas são aquelas que escolhem as músicas mais assertivas para a promoção de produtos.
Como escolher as melhores músicas para lojas de roupas
Antes de começar a procurar músicas incríveis para alavancar as vendas. É preciso entender alguns conceitos para a escolha da playlist ideal. Entenda, ligar o rádio em uma estação FM ou em canais no Youtube não é o bastante.
É preciso entender como o seu público se comporta e construir a imagem de sua empresa na mente de seus clientes. Transmitir através da música a identidade da marca e agradar os ouvidos dos consumidores para que se sintam confortáveis em permanecer na loja.
Segmento
O primeiro passo a se pensar é no ramo e atuação da marca. Para ter êxito é preciso entender o que pretende estimular em seus clientes. As músicas para lojas de roupas devem estar em harmonia com todo o conceito, decoração, disposição das peças e nicho de mercado.
A partir da música ambiente deve-se transmitir aos consumidores o DNA da organização. Em uma loja de vendas de terno, por exemplo, uma música com batidas intensas e aceleradas não seria eficaz. Uma vez que o cliente precisa de concentração e tempo para a escolha da peça ideal.
Estudos de Caldwell, Hibbert e Milliman indicam que as músicas lentas têm o intuito de acalmar. Com isso as pessoas sentem-se à vontade em permanecer no local por mais tempo. Diferente de músicas agitadas, acelerando o comportamento e induzindo as compras por impulso. Propícias para grandes eventos de descontos.
O seu público-alvo interfere a escolha
É preciso entender o comportamento de seus clientes e seus gostos musicais para criar conexão. Firmar realmente um envolvimento emocional de seu público com a marca. Saber o que eles pensam e como respondem aos estímulos é uma garantia de sucesso.
Mas entender o público–alvo não é apenas ter conhecimento do nome, sexo, endereço e telefone. É preciso ir mais fundo e buscar compreender a sua personalidade, como agem e o que pensam.
Obviamente as pessoas são indivíduos únicos, com personalidade e pensamentos singulares. No entanto, é possível encontrar os agrupamentos específicos, que se unem por suas semelhanças. Esse agrupamento deve ser o seu foco.
Identifique se o comportamento é por impulso ou se precisam de motivos para realizar uma compra. Quais as crenças, valores e os motivos por consumirem em sua loja. Procure entender como e o que pensam sobre o mundo.
Importante levar em conta também o gosto musical. Os artistas que têm mais afinidade e os shows que frequentam. São aspectos que irão direcionar de forma assertiva a escolha de músicas para lojas de roupas.
Pesquisas e análises são imprescindíveis para um ótimo planejamento estratégico de marketing. Conhecimento é o pontapé inicial para a escolha da playlist de sucesso.
A melhor trilha é aquela que traduz o seu segmento
Não é apenas ligar o som e esperar os bons frutos. Não é qualquer música que fará mágica para uma nova colocação no mercado. Compreender todo o seu segmento faz parte do plano.
Cada nicho de mercado possui características únicas que são capazes de serem traduzidas por determinadas melodias. Músicas para lojas de roupas esportivas podem ter um som com batidas mais aceleradas. Uma loja de venda de ternos, as músicas precisam ser mais calmas.
É preciso preparar o ambiente para que o inconsciente ative as sensações daquilo que está procurando. E todo o seu corpo responda favoravelmente para a compra do item.
Se o seu público-alvo for mais casual, a boa aposta pode ser em hits da tendência do momento, assim como um ritmo mais calmo. Já se o público for infantil, as famosas trilhas alegres e empolgantes devem estar presentes na playlist. Tornando o ambiente convidativo.
Crie a seleção certa de músicas para lojas de roupas
A partir de todo o conhecimento de pesquisa e análise de segmento e público. É possível atingir resultados extraordinários relacionados à experiência do cliente com a loja. O som ambiente possibilitará que os clientes voltem para fazer novos negócios ou ainda atrair uma nova clientela.
Garantir um som ambiente ideal induzirá o cliente a retornar à loja. Fazendo ele se sentir mais importante, pois ele vai analisar a qualidade do atendimento e satisfação em ter suas necessidades solucionadas. Mais do que tudo, ele perceberá intuitivamente que possui identidade com a marca.
Se a música pode mudar o humor de uma pessoa, ela também pode despertar o desejo em consumir. Trabalhar a sensação de bem-estar proporcionará uma permanência maior do cliente no estabelecimento. Promovendo maiores vendas e aumento de seu ticket médio.
O aumento do número de vendas será naturalmente proporcional a vontade dos clientes de realizarem compras. E gerar recomendações do estabelecimento para amigos, conhecidos e familiares. Até mesmo nas plataformas digitais.
O marketing sensorial utiliza estratégias em conjunto com outros conceitos. No entanto, pretende atingir o consumidor para que a sensação fique em sua memória. Estabeleça o vínculo e inclua a marca na rotina de seu público. Todo um trabalho movido inconscientemente.
Envolva os clientes
O som ambiente deve ser algo harmônico diante de toda a experiência que irá proporcionar ao cliente.
Um dos erros comuns é escolher poucas músicas e deixar tocando o dia inteiro. Sem atualização e de forma repetitiva. A desmotivação será tanta dos clientes como dos funcionários. Não criando o cenário favorável para o aumento de vendas.
Importante também que o volume esteja agradável, apenas para cobrir o falatório habitual das lojas. Volumes altos acabam criando irritabilidade para o consumidor, pois não conseguirá se comunicar nem mesmo com o vendedor.
Como já mencionado anteriormente, não caia em tentações de estações de rádio FM. As locuções e propagandas podem tirar o foco dos clientes. Além disso, ainda pode ocorrer de ouvir um anúncio da concorrência.
Para não errar na produção da seleção de músicas para lojas de roupas, o ideal é a contratação de um especialista. Um profissional com conhecimento terá o entendimento de todo o plano de marketing e da escolha efetiva. Quer entender um pouco mais sobre esse assunto? Clique aqui e aproveitem outros conteúdos nossos.